sábado, 22 de janeiro de 2011

O ORIGAMI EM MIM



Olá meus amigos! Bem vindos ao meu novo blogue, que criei de propósito para vos mostrar um mundo encantado a que me dedico. Neste mundo há imensas possibilidades de criar, e de construir sonhos. O mundo do Origami. A história do Origami (arte de dobrar papel) é muito extensa e só vos digo que há muito tempo, um povo (japonês) , abraçou esta arte, quando os monges budistas chineses, fugiram para o japão, entre os séculos VI e IX.
Este mundo começou, quando se disponibilizou a primeira folha de papel (dizem alguns historiadores no sec, I d.C.) então considerado artigo de luxo. A partir daqui depressa se verificou que este novo material (pela sua versatilidade) continha em si, possibilidades infinitas de dobragem. A magia posta no material, após o desafio do sonho. A descoberta do modelo Origami (que encerra todo um potencial simbólico).
Já dobro há 50 anos, e sempre senti em mim um fio condutor que me levou para horizontes de curiosidade. De curiosidade em curiosidade, acabei a dedicar centenas de horas a esta arte que me fascina e a qual me serve de trampolim para comunicar com pessoas de todas as idades, independentemente da sua filosofia de vida. O Origami serve para o transporte de uma mensagem, associada ao modelo efectuado no momento.
A imagem acima, mostra um cantinho de uma exposição minha, efectuada no Posto de Turismo de Santarém em 2005.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
JOAQUIM TONDELA
22 DE JANEIRO DE 2011
**********************************

Sem comentários: